Nossos Serviços

Dentista Restauradora

Ortodontia

Clareamento

Limpeza

A nossa prioridade é a sua saúde odontológica

Bem-vindo ao nosso consultório odontológico dedicado ao seu sorriso saudável e radiante! Na nossa clínica, estamos comprometidos em fornecer cuidados odontológicos excepcionais em um ambiente acolhedor e confortável.

Nossa equipe altamente qualificada de dentistas e profissionais está aqui para atender às suas necessidades odontológicas, desde limpezas regulares e exames até procedimentos mais avançados. Utilizamos tecnologia de ponta para garantir tratamentos eficazes e minimamente invasivos.

Fale Conosco

(11) 94352-6258

Implantes Dentários
Se você está procurando uma solução duradoura e eficaz para substituir dentes ausentes ou danificados, os implantes dentários são a opção ideal.

Com avanços significativos na odontologia moderna, os implantes oferecem uma alternativa segura e eficiente para reabilitar seu sorriso e restaurar sua confiança.
Os implantes dentários são dispositivos de titânio que são cuidadosamente posicionados no osso maxilar, criando uma base sólida para a fixação de próteses dentárias.

Como funciona o procedimento?

Eles são projetados para se fundirem naturalmente com o osso, formando uma estrutura estável e duradoura. Essa integração óssea, conhecida como osseointegração, garante uma base segura e confiável para seus novos dentes.

Embora o procedimento de implante dentário possa exigir diferentes etapas, dependendo do caso, a cirurgia em si é considerada uma intervenção oral relativamente menor. Com avanços tecnológicos e técnicas aprimoradas, a duração da cirurgia é geralmente mais curta do que outros procedimentos odontológicos.

Quanto à elegibilidade para implantes dentários, a maioria das pessoas saudáveis o suficiente para serem submetidos a uma extração dentária de rotina, também estarão aptas às cirurgias para instalação de implantes dentários.

É necessário ter um osso denso e saudável para suportar o implante, além do compromisso com visitas regulares ao dentista e boa higiene bucal. Caso o osso apresente uma baixa densidade óssea, possivelmente um enxerto ósseo poderá ser indicado para melhorar a sua densidade para posterior instalação de um implante dentário no local.

Implante Imediato X Carga Imediata

Termos comumente utilizados que geram muitas dúvidas e mal-entendimentos na rotina dos implantes dentários:

– Implante Imediato refere-se ao ato de se instalar um dispositivo de titânio imediatamente após uma extração dentária, no mesmo alvéolo cicatricial ou próximo dele; portanto, não necessariamente serão conectados a uma prótese neste momento pós-cirúrgico.

– Carga Imediata refere-se ao ato de se conectar uma prótese ao implante recém-instalado, independentemente se houve ou não uma extração prévia.

– Logicamente, anteriormente à cirurgia essa prótese já terá sido confeccionada para ser conectada diretamente ao implante. Ambos os conceitos valem para casos de perdas unitárias, parciais ou totais!

Em casos em que por algum motivo não seja indicada a Carga Imediata, tanto porque esteja se tratando de um osso de baixa densidade, ou porque não houve uma fixação inicial ideal dos implantes, optaremos por deixá-los em repouso, livre das forças mastigatórias. O período de osseointegração, ou seja, do processo de cicatrização do osso alveolar ao redor do implante, será acompanhado pelo profissional e esclarecido ao paciente para cada caso em particular.

Seguimos um protocolo para fazer os agendamentos das cirurgias para instalação de implantes: normalmente realizamos as moldagens das arcadas dentárias, analisamos os exames de imagem e fazemos a prescrição pré-operatória, que garantirá todo o conforto após a execução dos procedimentos!

A cirurgia é realizada em consultório odontológico sob anestesia local e, se necessário, poderá ser administrada uma sedação via oral para maior tranquilidade do paciente.

Tipos de implantes x próteses sobre implantes:

Desde casos de implantes unitários até perdas parciais de dois ou mais dentes, e até mesmo reabilitações totais, os implantes dentários oferecem uma solução versátil para restaurar a função e a estética do seu sorriso.

Em particular, os implantes com carga imediata proporcionam a conveniência de ter dentes provisórios fixados no mesmo dia da cirurgia, permitindo que você retome suas atividades normais com confiança.

Quando se trata de próteses dentárias fixas sobre implantes, existem várias opções disponíveis. As próteses parciais fixas são usadas quando há a necessidade de substituir apenas alguns dentes ausentes. Elas são fixadas aos implantes, proporcionando uma solução estável e durável que se assemelha aos dentes naturais.

As próteses tipo protocolo, por sua vez, são uma excelente opção para reabilitações totais. Essas próteses fixas são suportadas por quatro ou mais implantes, proporcionando uma solução eficaz para pessoas que perderam todos os dentes em uma ou ambas as arcadas dentárias.

Com as próteses tipo protocolo, você recupera a funcionalidade total do seu sorriso, podendo desfrutar de alimentos variados e retomar sua qualidade de vida.

Próteses tipo Protocolo: são reabilitações totais das arcadas dentárias para pacientes que perderam ou estejam em vias de perder todos os dentes remanescentes; são a opção mais moderna, segura e duradoura pois são parafusadas sobre os implantes já instalados, melhoram muito a autoestima, devolvem o prazer de se alimentar, falar e sorrir sem constrangimentos.

Nos maxilares superiores são confeccionadas livre do palato, deixando-o livre e conferindo muito mais conforto, além de proporcionar uma experiência gastronômica que foi perdida pela ausências dentárias e uso de próteses insatisfatórias.

Prótese tipo Overdenture: para casos maxilares muito atresiados, com extensa perda óssea, as ‘overdentures’, ou sobredentaduras, são uma possível escolha. Essas próteses são removíveis e devidamente adaptadas aos implantes dentários, num sistema de encaixe de precisão, oferecendo maior estabilidade e retenção em comparação com dentaduras convencionais.

As sobredentaduras são, portanto, ‘implanto-retidas’ geralmente sobre dois ou três implantes e proporcionam maior conforto mastigatório, segurança para falar e sorrir, além de serem mais fáceis de se higienizar, por serem removíveis.

Nos maxilares superiores são confeccionadas livre do palato, deixando-o livre e conferindo muito mais conforto, além de proporcionar uma experiência gastronômica que foi perdida pela ausências dentárias e uso de próteses insatisfatórias.

Em casos em que a quantidade de osso disponível é limitada, os implantes sem enxerto são uma solução viável. Com o avanço das técnicas de implantes, como o Protocolo All-on-4, é possível reabilitar uma arcada dentária completa utilizando apenas quatro implantes. Isso reduz a necessidade de enxertos ósseos e proporciona uma recuperação mais rápida e eficiente.

Na nossa clínica dentária, contamos com uma equipe altamente qualificada e experiente em implantes dentários. Nossos profissionais especializados irão avaliar cuidadosamente seu caso e oferecer a solução mais adequada para suas necessidades específicas.

Restaure sua confiança e desfrute de um sorriso completo novamente com os implantes dentários. Clique aqui e entre em contato conosco e marque uma consulta gratuita de implante para saber mais sobre como os implantes dentários podem transformar o seu sorriso.

Como é feito o clareamento dental e quando é indicado?

A popularidade do clareamento dental

A busca por um sorriso perfeito é algo que tem tomado conta dos consultórios odontológicos. E, dentre os métodos escolhidos pelos pacientes o clareamento dental é um deles.

E não é para menos, tendo em vista que, conforme dados da Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética, houve um aumento de 300% na procura por atendimentos  voltados à área estética, entre os anos de 2015 e 2018.

No entanto, ainda existem algumas dúvidas quando falamos sobre este assunto. Por isso, decidimos esclarecer aqui os principais pontos que giram em torno deste procedimento.

Tipos de clareamento dental

Atualmente, existem duas possíveis maneiras de realizar este procedimento. Ambas são eficazes e melhoram a coloração dos dentes, deixando-os brancos. Veja quais são os métodos:

  • Clareamento feito em consultório;
  • Clareamento monitorando (caseiro)

É necessário que o clareamento seja feito sempre com supervisão e indicação de um dentista qualificado

Então, é aconselhado visitar um profissional e contar o que está incomodando, para que ele recomende o tratamento mais adequado.

Como o Procedimento é feito?

Por existir mais de uma técnica, dividiremos este tópico em duas partes: uma para o clareamento feito no consultório e outra para o caseira.

Clareamento de Consultório

É a maneira mais convencional. O dentista o faz no consultório odontológico e utiliza uma espécie de laser.

O profissional aplica um gel com alta concentração de agentes clareadores, deixando-os agir por ao menos 15 minutos. Em seguida, direciona o laser.

Durante o procedimento, o dentista realiza o afastamento dos lábios e a proteção da gengiva através de uma resina fotopolimerizável, que endurece quando entra em contato com a luz.

Isso é necessário porque o gel pode irritar a mucosa devido à alta concentração de peróxido de hidrogênio.

A principal vantagem oferecida aqui é a instantaneidade por causa da alta concentração do agente clareador. Assim, os resultados são vistos mais rapidamente, já que os dentes ficam mais claros logo na primeira sessão

Mas, para obter um melhor clareamento, o profissional pode realizar o tratamento em três sessões, que duram aproximadamente 40 minutos cada.

Clareamento Monitorado

A principal diferença entre o clareamento feito em consultório e o monitorado é justamente o tempo que o tratamento demora para ser finalizado e gerar resultados.

Isso ocorre porque o gel utilizado no consultório possui maior concentração de agentes clareadores, acelerando o processo.

Porém, para ser feito em casa, são utilizadas placas de clareamento, também conhecidas como moldeiras, que o próprio dentista irá confeccionar e entregar para o paciente.

Além da moldeira, o profissional fornece ao paciente o gel com peróxido de carbamida com a concentração ideal para o caso e acompanha a evolução do quadro.

Dessa forma, o paciente deverá aplicar o gel sobre a moldeira e colocá-la sobre os dentes.

Não existe uma regra para a forma de aplicação. Cada caso difere do outro, mas normalmente é indicado fazer a aplicação do produto sobre os dentes por um período de duas a quatro horas.

Siga as recomendações do profissional quanto ao tempo e às formas de uso do gel e da placa de clareamento.

Por isso, é indispensável que o dentista supervisione o procedimento de tempos em tempos para analisar como anda o clareamento dos dentes, e, se necessário, interromper o tratamento ou passar orientações.

Como funciona o clareamento?

Para compreender a eficácia do clareamento dental, precisamos reconhecer como o procedimento funciona. Ele é feito com auxílio de um agente químico clareador que varia conforme o tratamento.

Seu principal componente é o oxigênio, que é derivado dos peróxidos de hidrogênio ou de carbamida.

O produto é colocado sobre os dentes, fazendo com que se infiltre na estrutura dentária e reaja com os pigmentos presentes.

Em seguida, as reações químicas quebram os pigmentos em partículas menores, o que deixa os dentes mais claros.

Para o tratamento feito em consultório, geralmente o profissional opta por realizar o clareamento em duas ou três sessões para alcançar um bom resultado.

Por outro lado, o tratamento caseiro dura entre duas e três semanas para ser concluído.

Independente de qual for escolhido, os resultados duram de um a três anos, dependendo dos cuidados bucais do paciente. Passado o período, pode ser feito um retoque no branqueamento, caso o dentista julgue necessário.

Quando é indicado?

A indicação do clareamento dental se dá principalmente pela necessidade estética apresentada pelo paciente. Ou seja, não existem quadros específicos que a fazem ser imprescindível.

Então, o paciente deve conversar com o dentista caso se interesse pelo tratamento e seguir suas indicações.

Quais as contraindicações para o clareamento dental?

Apesar de ser um tratamento que oferece benefícios ao paciente, ele possui contraindicações:

  • Pacientes menores de 15 anos;
  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes com cárie
  • Situações nas quais o paciente possui muitos dentes restaurados ou tenha restaurações com defeito;
  • Pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador;
  • Quando o paciente possuir problemas na gengiva.

Esses pontos valem para ambos os tipos de clareamento, seja em consultório ou caseiro

LENTE DE CONTATO DENTAL: SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA

Para conquistar o sorriso perfeito, que tal se beneficiar da lente de contato dental? É ela que tem feito à cabeça dos famosos e de muita gente, pois tem aplicação rápida e corrige aquelas falhas e imperfeições de nossos dentes que não gostaríamos de exibir.

É o procedimento sugerido para as pessoas que possuem características de espaçamentos entre os dentes, bem como o mau posicionamento dentário ou dentes irregulares, que geralmente promovem incômodos, tanto estéticos quanto de mobilidade e mastigação.

A técnica é indolor, durável e possibilita um sorriso alinhado em apenas algumas horas a partir da sua aplicação. Para saber um pouco mais sobre a lente de contato dental, continue lendo.

O QUE É LENTE DE CONTATO DENTAL?

A lente de contato dental é uma prótese construída a partir de porcelana ou cerâmica. É uma estrutura superfina, translúcida e com grande durabilidade. Indica-se a sua aplicação para pequenas imperfeições, a exemplo de fraturas, manchas, dos famosos diastemas (dentes separados) e também para aumentar o tamanho dos dentes.

Ultrafina e dotada de resistência, tal espessura mínima possibilita alcançar somente 0,25mm e ainda, dessa forma, proporcionar riscos baixíssimos de descolamentos ou possíveis fraturas. A recomendação mais simples para tal técnica é a correção de formato e coloração dos dentes em alinhamento e em condições adequadas. A técnica é uma das mais usadas para tratamentos de pessoas que trabalham principalmente com a sua imagem pública.

É, sem dúvidas, garantia de um sorriso supernatural e mais confiante.

LENTE DE CONTATO DENTAL: TIPOS

As lentes de contato dental caracterizam-se também por variações técnicas ultrafinas de facetas porcelanas – que é o laminado de maior utilidade em tratamentos de estética a partir da ortodontia. A característica particular e essencial das lentes de contato dental é o fato de que não requisitam desgastes nos dentes de forma prévia e corretiva para que se tenha a sua instalação.

Já existem inúmeros avanços que promovem um resultado moderno e delicado deste acessório – por exemplo, o suporte em cerâmica, laminado utilizado para fazer a recobertura somente do fragmento do dente que não está em harmonia com o sorriso pretendido.

COMO É FEITA A APLICAÇÃO?

A colocação das lentes é simples e indolor. Porém, antes de o dentista confeccionar a sua lente de contato dental, ele precisará avaliar a saúde de seus dentes. Estando tudo certo, faz-se um molde de seu sorriso. Depois dessa etapa, o odontólogo poderá planejar a coloração, o tamanho e o posicionamento que seus dentes terão. Se esses detalhes forem aprovados por você, as lentes serão produzidas e, por fim, aplicadas em uma única sessão.

Para fixar as lentes de contato, o dentista passa um ácido no dente, que o deixa poroso, prepara a superfície com um cimento adesivo e o silano, um produto que une o cimento à prótese de porcelana. A aplicação é rápida e não resulta no desgaste do dente.

LENTE DE CONTATO DENTAL: VANTAGENS

Dentre as vantagens do uso de lente de contato dental, estão as seguintes:

APRIMORAMENTO ESTÉTICO DO SORRISO

Todo mundo sabe que o sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa. Ele diz muito sobre o indivíduo em qualquer momento da vida, seja na conquista ou numa entrevista profissional. Se há a insatisfação do seu sorriso e almejo de torná-lo aprimorado, a lente de contato dental é a alternativa adequada.

Elas atuam no aprimoramento estético dos dentes que se destacam pelo mau posicionamento, separação ou quebra, ao passo que, oportunizam ao usuário um sorriso diferenciado, bonito e mais branco. Não há nada melhor para a autoestima do que um sorriso bem cuidado e bonito.

PRESERVAÇÃO DA ESTRUTURA DENTÁRIA NATURAL

Outra vantagem de se colocar as lentes dentárias é a minimização do desgaste pelo qual o dentista precisa proceder aos dentes, em virtude das estruturas finas dos materiais.

Há situações em que nenhuma reparação necessita ser realizada, de modo a preservar todas as estruturas dentárias naturais. Porém, para que o sorriso prossiga bonito e saudável, todos os dentistas reforçam que a atenção para a higiene bucal deve ser assídua.

Tal cobertura com porcelana não faz a prevenção da cárie. Portanto, qualquer negligência relacionada à higienização dentária, possibilita desencadear problemas do periodonto e traumas de cáries em regiões que não têm coberturas.

As lentes têm confecção observada na medida do dente, preservando estruturas naturais dos mesmos e atentando-se ao fator estético do rosto, de modo a promover resultados confortáveis e belíssimos.

Respeitando a forma da região bucal e mandibular, há a possibilidade de evitar modificações no funcionamento mastigatório e de comunicação, além de tornar possível um sorriso mais harmonioso.

RESTABELECIMENTO DA FUNCIONALIDADE E DENTES RESISTENTES

A lente de contato dental é caracterizada como uma simples resolução para a recuperação da função dentária em tempo ágil. Desse modo, aqueles que escolhem tal técnica necessitam atentar-se ao momento da prática de determinados hábitos, sobretudo na hora em que se alimentam.

As lentes, ainda que tenham resistência posteriormente a cimentações, destacam maior fragilidade do que o dente em sua forma natural. Portanto, é necessário cuidar para não efetuar mordidas em alimentação dura, que podem causar fraturas da lente.

E QUANTO À SUA DURABILIDADE?

Tem uma média de 15 anos, a duração das lentes, porém existem situações em que tal tempo é muito maior. Ainda que as lentes tenham menor dimensão – finas – elas acabam se tornando extremamente resistentes.

Depois da realização do procedimento, recomenda-se, portanto, a visita ao dentista a cada seis meses para que ele possa observar se as lentes estão bem adaptadas e estáveis. Depois, o intervalo entre as idas ao consultório pode aumentar para um ano. É importante manter uma rotina de consulta para manutenção da lente e dos dentes, de modo geral.

Contudo, depende da saúde da boca do paciente, hábitos de higiene e consultas regulares ao odontologista. Costumes como unhas roídas e uso de dentes para fazer a abertura de embalagens são atos ruins e precisam ser abolidos.

MAIOR RESISTÊNCIA ÀS MANCHAS

Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa como, por exemplo, consumir alimentos como açaí, vinho, café e afins, em oposição às facetas com resinas, que têm caráter poroso e agem permitindo impressões de pigmentações escuras.

Contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.

Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.

Antes do conhecimento dos resultados disponíveis pelas lentes de contato dental é necessário, entretanto, conhecer as atitudes de precaução necessária para a promoção do sucesso em relação ao processo de tratamento.

Dispor de uma ótima limpeza bucal é uma atitude que deve ser introduzida na rotina, bem como escovar de maneira adequada acrescida ao uso do fio dental e de enxaguantes que não possuam álcool – isso porque tal elemento costuma fazer a eliminação de células que protegem a boca.

Ao cuidar adequadamente da alimentação, a lente de contato dental dispõe de diversas vantagens para manter uma boca saudável.

SORRISO HARMONIOSO

Ao serem introduzidas estrategicamente nos dentes que promovem o comprometimento de alinhar o sorriso, tais lentes de contato aprimoram o caráter estético, proporcionando a eliminação desarmoniosa em virtude de condições como curvas de sorriso invertido ou dente curto, além de diastemas.

As lentes promovem a reparação de disfunção de cores e colaboram para que os dentes permaneçam mais resistentes a manchas e outros fatores que agridem o esmalte. 

LENTE DE CONTATO DENTAL: INDICAÇÃO

Em virtude do processo, tratar de uma reabilitação bucal com lente de contato é recomendada para que os pacientes, em início de tratamento, apresentem modificações de cores, formatos e alinhamento dentário.

Exemplificando tais modificações, denominamos o diastema uma das possíveis indicações para o uso de lente de contato dental, que acontece conforme existam espaçamentos maiores entre os dentes.

As razões do problema se relacionam aos diferenciais de tamanhos entre dentes e a ausência de um ou outro. Conforme ocorra na região dos dentes superiores, na parte frontal, o diastema aparece em virtude de critérios anormais do freio dos lábios – tecido que se desloca da região bucal até gengivas.

Fraturas ocorrentes e manchas são também fatores que desencadeiam a recomendação da lente para tratamento, visto que tais próteses possibilitam o disfarce de imperfeições nessas situações.

Ainda que sejam produzidas por material duradouro, lente de contato dental deve ter a troca em prazo que tem variação entre, no máximo, até quinze anos.

Contudo, visitar o dentista para a manutenção deve acontecer com tempo variável de seis em seis meses. Durante as consultas, o especialista acompanhará a forma como os dentes se adaptam às próteses, com conferência de fixação das mesmas, além da avaliação da saúde da boca do paciente.

Tal análise é importantíssima, ainda, para a identificação de situações em que a utilização de lentes de contato dos dentes é contraindicada, de acordo com o tópico a seguir.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?

Para quem tem bruxismo, rói unhas ou tem o hábito de morder objetos, esse método não é o mais indicado, já que as lentes são bem fininhas. Para esse tipo de paciente, mais apropriada seria a aplicação de facetas de porcelana, que são mais grossas. Avalie melhor com o seu cirurgião-dentista.

Com o intuito de evitar possíveis complicações que possibilitem o agravamento de condições da saúde da boca, a utilização de lente de contato dental tem contraindicação se o paciente apresentar qualquer uma das condições problemáticas:

– Cáries;

– Tártaro;

– Algum canal que não teve o devido tratamento;

– Dentes que apresentam trincas ou que estejam quebrados;

– Manchas com acentuação;

– Patologias de gengivas.

Pacientes que costumam roer unhas ou que sofram de bruxismo necessitam de avaliações com maior critério, visto que a lente de contato tem característica fina e pode ser danificada de forma irreparável, ao passo que tenha submissão a pressões excessivas.

Tais atitudes como mordiscar objetos podem trazer sérias condições à saúde bucal. Por isso, jamais instigue hábitos como este.

Nessas situações, há a probabilidade que a maior indicação tenha a utilização de facetas produzidas em porcelana, com maior espessura e mesmas habilidades de correção de imperfeições de teor estético relacionado ao sorriso.

Dessa forma, é essencial que se conte com a orientação e apoio de especialistas com qualificação em reabilitação estética e oral dos dentes, para que se faça uma avaliação na íntegra da saúde da boca e que tal tratamento permita todas as vantagens disponíveis.

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER?

Continue com os cuidados de sempre! Não abra mão de uma boa higiene bucal. Escove os dentes após as refeições, use o fio dental diariamente e finalize com o antisséptico. Além disso, evite morder materiais muito duros, para que a lente de contato dental não rache ou quebre. Se possível, evite também o consumo excessivo de alimentos que possam manchar os seus dentes.

Ficou interessado pela lente de contato dental? Ela pode mudar o seu sorriso completamente, de forma rápida, eficiente e segura. Se você ficou em dúvida sobre alguma questão, deixe aqui o seu comentário!

Não se esqueça de esclarecer as suas dúvidas com um profissional que preze pelo bom resultado de suas atividades. Cuide da saúde dos seus dentes, a partir de hábitos adequados relacionados à limpeza e alimentação!

Você sabe o que é ortodontia? Essa especialidade é a responsável pela correção da posição dos ossos maxilares e dos dentes posicionados de maneira incorreta. Quando a arcada dentária está torta ou apresenta problemas de encaixe, pode provocar consequências sérias na estrutura da face.

Essa é uma das várias áreas da Odontologia que trata os problemas que aparecem na boca. Por isso, conhecer os seus tipos, os tratamentos oferecidos e a diferença entre o ortodontista e o clínico geral é importante para saber qual profissional buscar caso tenha algum prejuízo nos dentes.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura!

O que é ortodontia e quais são os seus tipos?

A ortodontia tem o objetivo de tratar a posição dos ossos maxilares e dos dentes que estejam mal-posicionados. Essa especialidade é essencial para corrigir quaisquer alterações, já que o problema impede a boa higienização da boca, além de aumentar a chance de desenvolver cárie.

Quem não tem um alinhamento dentário correto também sobrecarrega os músculos mastigatórios, que pode levar à disfunção da ATM e dores de cabeça, na região das costas, ombros e pescoço. A ortodontia também trabalha com diversos tipos de aparelhos, podendo ser fixos ou móveis.

Nessa área, existem 3 tipos específicos em que o profissional atua.

Veja, a seguir, quais são!

Preventiva

A ortodontia preventiva tem a intenção de evitar possíveis complicações em um tratamento ortodôntico mais complexo. Com a utilização de métodos específicos, o especialista busca impedir que os dentes fiquem tortos ou evita problemas de má oclusão dentária.

Interceptativa

Esse tipo tem o objetivo de atuar em uma situação anormal já existente, para devolver ao paciente a oclusão normal. A ortodontia interceptiva é fundamental para corrigir problemas como mordida cruzada, profunda e aberta.

Corretiva

Já a ortodontia corretiva é a mais comum. Ela é a opção ideal quando é importante corrigir oclusão ou problemas de alinhamento dental. O tratamento consiste no uso de aparelhos ortodônticos móveis ou fixos.

De modo gradativo, esses aparelhos causam a movimentação dos dentes e podem até modificar os ossos da face, tornando possível corrigir diastema, apinhamento dentário e posicionamento inadequado dos dentes.

Quais os principais tratamentos da ortodontia?

De modo geral, os tratamentos ortodônticos consistem no uso de aparelhos. Vários métodos e tipos podem ser indicados para corrigir a posição dos ossos e dos dentes. Confira, a seguir, algumas opções!

Aparelho fixo

O aparelho fixo é o tipo mais comum, sendo ideal para corrigir problemas de mordida errada ou dentes tortos. Ele atua por meio de peças coladas na arcada dentária, conhecidas como bráquetes. Elas são feitas a partir de uma liga metálica, e são colocadas nos dentes com resina.

Cada bráquete colado recebe um arco de metal maleável, semelhante a um arame. A peça é trocada pelo ortodontista na medida em que o tratamento evolui, regulando a tensão e a força aplicada sobre a arcada dentária. É essa pressão que faz com que os dentes se movam, saindo da posição original à direção ideal.

Aparelho estético

Para muitas pessoas, ter o sorriso metálico não é uma boa opção. Isso ocorre principalmente com os adultos, que têm a preocupação de definir uma boa aparência aos dentes. O aparelho estético foi criado para atender a essa necessidade do mercado.

Esse tipo funciona da mesma forma que o fixo, mas com bráquetes feitos de safira, porcelana ou policarbonato em vez de metal, sendo mais próxima da cor dos dentes do paciente. Ele é ideal para quem precisa tratar o desalinhamento dentário, mas que precisa de discrição.

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado dispensa o uso das borrachinhas tradicionais e funciona tendo como base um tipo especial de bráquete. Essa opção cumpre a mesma função que os outros tipos, no entanto, apresenta características diferentes que o fazem ser melhor do que o original.

Mas como o aparelho autoligado consegue substituir a borracha? Esse tipo utiliza um sistema de clip para se fixar ao arco ortodôntico, reduzindo o atrito entre os dentes e aumentando a estabilidade da técnica.

Aparelho lingual

Esse tipo de aparelho é posicionado na parte de trás dos dentes para a correção dos desvios no desenvolvimento e crescimento da dentição. Ele funciona de modo similar ao fixo, com o auxílio de fio metálico e bráquetes na face interno do dente.

No entanto, diferentemente das outras opções, a técnica lingual exerce pressão na boca com peças menores, o que melhora o resultado estético e proporciona mais conforto aos pacientes. Esse tratamento pode ser indicado para adolescentes ou adultos, desde que já tenham a dentição permanente.

Alinhador ortodôntico

O alinhador ortodôntico é um aparelho que atua como substituto aos aparelhos ortodônticos tradicionais, permitindo alinhar os dentes de modo mais discreto. Sem usar fios metálicos ou bráquetes, essa técnica consiste em um jogo de aparelhos semelhantes a moldeiras removíveis e quase invisíveis.

Essas moldeiras são conhecidas como alinhadores e devem ser trocadas a cada 15 dias, de acordo com a orientação do ortodontista. Esse tratamento é ideal para tratar desde casos simples até os mais complexos, incluindo problemas como mordida aberta, diastema, prognatismo, dentes apinhados, sobremordida, entre outros.

Todo o procedimento é simulado por meio de um software 3D, sendo possível observar detalhadamente o processo do início ao fim. Dessa maneira, a pessoa já tem uma noção de como ficará o sorriso quando terminar.

Independentemente do tipo, consultar um profissional para fazer a manutenção do aparelho é fundamental. Nesse caso, ele troca o arco ou aperta esse sistema, estimulando o alinhamento dos dentes. Além disso, são trocados ou inseridos os acessórios como ganchos, molas ou elásticos.

Qual a diferença entre um ortodontista e um clínico geral?

A diferença principal entre os dois profissionais é que o clínico geral atende várias áreas da odontologia geralmente em casos de menor complexidade. Já o ortodontista tem uma especialização focada na ortodontia, sendo apto a alinhar e corrigir os dentes.

Agora que já sabe o que é ortodontia, saiba que é muito importante marcar uma consulta com o profissional. Com isso, ele poderá analisar o seu caso e indicar os melhores tratamentos para você!

A Odontologia do sono é uma área que atua no diagnóstico e tratamento de condições da saúde bucal que afetam o sono. Alguns exemplos são bruxismo, apneia obstrutiva do sono e ronco. Entenda, a seguir, a relação da saúde bucal com o sono e como é possível se especializar em Odontologia do sono.

O que é a Odontologia do sono?

papel da Odontologia na Medicina do sono começou com os estudos do bruxismo do sono. Este é um distúrbio de movimento caracterizado pelo ranger, bater ou apertar dos dentes durante o sono, tanto em adultos, como em crianças.

Apesar de ainda ser necessário mais estudos para um melhor entendimento do bruxismo, hoje já se conhece grande parte de suas características, sua associação com outros distúrbios de sono e condições clínicas. Além disso, também sabemos algumas formas de controle graças as pesquisas publicadas em vários locais do mundo desde os anos 60 do século passado.

Outra área de interesse para a Odontologia relacionada com a saúde do sono são os distúrbios respiratórios obstrutivos do sono, em adultos e crianças. Assim, em especial no que diz respeito às características diagnósticas relacionadas com a formação das estruturas faciais. Essa é uma área de grande atuação para a Odontologia, assim como os tratamentos para o controle da apneia obstrutiva do sono (AOS) e o ronco com aparelhos intraorais e as cirurgias ortognáticas.

Qual é o papel do profissional de Odontologia do sono?

O papel do profissional de Odontologia do sono começa no diagnóstico de crianças com alterações no crescimento das arcadas e do terço inferior da face. Essas são situações marcantes na etiologia do ronco e da AOS em crianças, assim como do bruxismo.

Essas crianças podem apresentar atrésia das arcadas (estreitamento latero-lateral), mandíbula retroposicionada e dentes mal posicionados. Dessa forma, esses fatores levam a um menor espaço intraoral para a língua e estruturas associadas e a uma base nasal estreitada.

A intervenção com aparelhos ortodônticos e ortopédicos funcionais e, na maioria das vezes, a parceria com a Otorrinolaringologia e a Fonoaudiologia resolve o problema de forma definitiva nessa fase.

No adulto, a avaliação das estruturas faciais comprometidas também faz parte do diagnóstico da AOS. Ele deve ser conduzido por um médico e complementado pelo cirurgião-dentista. O controle com aparelhos intraorais se mostra extremamente efetivo nos indivíduos com quadros mais leves e moderados da doença.

Já a cirurgia ortognática é mais indicada para os casos graves com alterações esqueléticas, que quando corrigidas com esse procedimento podem curar ou amenizar de forma bastante expressiva esse problema.

Possui vergonha em sorrir por não ter o sorriso que vê nos famosos? Não precisa mais se preocupar, as facetas em resina poderão ajudar você a ter um sorrido mais bonito!

Muitas pessoas deixam de sorrir, seja pela falta de dentes, dentes manchados, tortos ou desorganizados.

Muito além da estética, isso se trata de um problema que gera impactos diretos na saúde emocional e psicológica de qualquer pessoa.

O sorriso é o nosso cartão de visita, uma maneira de interagir com outras pessoas e, além disso, uma forma de mostrar emoções.

Existem hoje disponíveis no mercado várias soluções para ter um sorriso que sempre quis: clareamento, limpeza dentária, aparelho ortodôntico, implantes: mas já pensou ter tudo isso numa só solução?

O procedimento de facetas em resina pode ser a solução para melhorar sua imagem. Preparamos um conteúdo para você entender tudo sobre esse procedimento. Confira!

O que são facetas de resina?

Facetas de resinas funcionam como coberturas nos dentes naturais. Com elas podemos alterar a cor, forma, tamanho, alinhamento e brilho dos dentes.

Com esse procedimento, conseguimos uma transformação total de todos os aspectos que possam estar incomodando ao paciente, dando uma aparência harmoniosa ao sorriso. Assista ao meu vídeo sobre esse tema:

Quais as diferenças entre facetas de resina e lentes de contato?

Na hora de procurar pela solução que deixa seu sorriso perfeito, pode surgir a dúvida de qual caminho seguir: facetas de resina ou lentes de contato.

Confira cada uma delas e suas diferenças:

Facetas de resina x Lentes cerâmicas

A técnica das facetas diretas em resina composta é a aplicação de camadas de um material restaurador odontológico (resina composta) diretamente sobre o dente sem a necessidade de realizar desgaste dentário. A resina tem propriedades estéticas muito parecidas com as da cerâmica, então isso não costuma ser um problema. Quanto à resistência, as cerâmicas são um pouco mais resistentes, tanto à fratura quanto ao manchamento.

No que tange à espessura, ela é variável ao longo da superfície do dente, iniciando em 0.1 mm perto da gengiva e aumentando em direção à borda.

Por suportar espessuras extremamente finas é que facetas de resina podem ser realizadas sem desgaste dentário, pois as lentes de porcelana precisam ter no mínimo 0.3 mm, o que nos obriga a realizar pelo menos um pouco de desgaste na parte mais cervical (perto da gengiva). 

As únicas situações onde precisamos desgastar os dentes para aplicar as facetas de resina, é:

1- Quando o dente está extremamente escurecido devido a um traumatismo, pois precisaremos colocar uma camada muito mais espessa de resina, o que seria inviável sem rebaixar um pouco a superfície do dente com desgaste.

2- Quando um dente está extremamente desalinhado e à frente dos outros, o que demandaria uma camada muito grossa de resina nos demais para que se alinhassem a ele.

Por conta disso, comparadas as lentes de contato de porcelana, as facetas de resina são mais conservadoras.

Outra diferença importante é que enquanto para realizar as lentes de contato cerâmicas precisamos de tempo até que o laboratório de prótese as confeccione (o que leva alguns dias), as facetas diretas em resina são realizadas em apenas uma consulta, o que a torna o procedimento ideal para quem tem urgência ou pouco tempo para ir ao dentista no Rio de Janeiro.

Uma solução mais rápida e conservadora para realizar seu sonho de um lindo sorriso!

Quando é indicado aplicar a faceta em resina?

A colocação de facetas de resinas está em alta, mas você sabe quando ela é indicada? Confira! 

  • Melhorar a aparência dos dentes quebrados;
  • Cobrir espaços e aproximar os dentes separados uns dos outros;
  • Dentes muito pequenos incompatíveis

o sorriso de pessoas adultas;

  • Harmonizar o sorriso e equilibrar o tamanho dos dentes;
  • Branquear ou clarear os dentes;
  • Alinhar os dentes de forma rápida;

Quanto custa realização de facetas dentárias de resina

Todos os pacientes ficam preocupados com a mesma questão: Quanto custa para fazer facetas em resina.

A preocupação é legítima porém, antes de pensar no preço, devemos pensar em quanto esse tratamento vai mudar a auto-estima da pessoa e também qual a

qualidade do serviço que está por trás desse preço.

A faceta de resina é um tratamento extremamente artístico então a habilidade de um profissional difere completamente da habilidade de outro. Para escolher quem vai cuidar do seu sorriso peça para ver os casos já tratados.

Além disso, existe uma imensa diferença entre a qualidade dos materiais utilizados. Por exemplo, aqui no consultório usamos a melhor resina do mercado mundial, uma japonesa que custa mais de R$ 500 por tubo, enquanto outros lugares usam resinas de R$ 20 (vinte reais). Não tem como comparar a diferença da qualidade final, tanto em termos estéticos quanto de durabilidade.

Dependendo da dificuldade do caso o preço da faceta em resina pode variar. Dentes muito escurecidos ou desalinhados são mais difíceis de consertar. Além disso, quanto maior o número de dentes que receberão as facetas, menor pode ser o custo unitário.

Em uma pesquisa de mercado realizada observou-se que facetas de resina de alta qualidade variavam entre R$ 1000 e R$ 3000 por unidade. Já as lentes de contato de porcelana variavam entre R$ 2500 e R$ 5000 por unidade.

Preços abaixo desses devem ser analisados com muito cuidado, pois indicam que materiais de baixa qualidade ou um baixo nível técnico podem estar associados.

Benefícios da faceta em resina

Um dos principais benefícios de quem recebe facetas de resina nos dentes é solucionar quaisquer problemas com apenas um procedimento. Entretanto, essa intervenção também se destaca por: 

Durabilidade

A resina é resistente, podendo ser duradoura por diversos anos, precisando apenas de um polimento periódico realizado na mesma consulta de rotina de limpeza dentária a cada 6 meses ou anualmente.

Aparência

As facetas de resina podem ficar com um aspecto super natural, tanto na coloração, como no formato, tudo depende da habilidade do profissional.

Custo Benefício

Outro benefício desse procedimento é o seu baixo custo, se comparado a outros procedimentos semelhantes e também ao impacto que causa na auto-estima.

Cuidados para manter o sorriso perfeito 

Assim como todos os procedimentos estéticos odontológicos, após esse procedimento,  é necessário ter alguns cuidados para não comprometer as facetas.

Fique atento!

  • Sempre escove os dentes depois de todas as refeições;
  • Passe o fio dental entre os dentes, pelo menos 1 vez ao dia; 
  • Realize visitas, no mínimo, anuais ao dentista. 
  • Evite roer objetos ou as unhas;
  • Evite alimentos que prejudicam ou escurecem os dentes como, por exemplo, chás escuros e café . Se não conseguir largar esses alimentos, tome um gole de água após consumi-los ;
  • Observe se sente dor na mandíbula ou dor de cabeça ao acordar. Isso pode representar bruxismoe danificar as facetas. Procure um profissional imediatamente;
  • Sempre procure um dentista se sentir qualquer desconforto, alteração de cor ou fissuras nas facetas.

Como nos encontrar

 

Email

Chodonto@hotmail.com

Telefone

(11)4804-6955

(11)99413-5319

Endereço

Rua Francisco Antunes 43 – Vl. Augusta – Guarulhos

Links úteis

Nossos Serviços
Sobre Nós
Contato
Agendamento

Redes Sociais